Não encontrou seu emprego ainda?

Como passar no concurso dos Correios? O guia definitivo


Quer saber como passar no concurso dos Correios? Confira nossas dicas para se diferenciar da concorrência e conseguir a almejada aprovação!
Os Correios são uma empresa centenária e muito importante para o país. Pode-se dizer que ela nasceu no século XVIII, com a organização postal dos correios terrestres do Brasil colônia. A instituição evoluiu gradativamente ao longo dos anos. A marca Correios, como se conhece hoje, foi estabelecida por meio de um concurso realizado nos anos 1970.
Hoje, a empresa está em um patamar altíssimo de serviço. Com mais de 100 mil empregados e seis mil agências próprias espalhadas pelo país, os Correios distribuem, diariamente, mais de 33 milhões de objetos.
Não é à toa que passar no concurso dos Correios esteja na mira de muitos concurseiros de todo o país. Muitos se animaram com o anúncio de um certame em 2015, que acabou suspenso judicialmente. Entretanto, neste ano, foi lançado um edital de concurso que já está confirmado e será realizado ainda este ano.
Veja a seguir mais informações e dicas de como passar no concurso público dos Correios.
O concurso dos Correios de 2017
Em 2017 ocorreram dois fatos muito importantes para os candidatos que esperavam pelo concurso da estatal.
O primeiro foi um programa de desligamento voluntário da estatal. Lançado no início do ano, ele enxugou consideravelmente o quadro de funcionários da empresa.
O segundo foi a publicação de uma portaria, em setembro. Por mais que ela tenha diminuído o teto de funcionários da estatal, o reajuste manteve espaço para a contratação de mais empregados. Desta forma, foi aberto o esperado edital, com provas a ser realizadas no dia 10 de dezembro, com inscrições até 5 de novembro.
Com isso, começou uma corrida de informações para passar no concurso dos Correios: tudo indica que a concorrência será alta. Veja nossas dicas para conseguir a sonhada aprovação e o que mudou em comparação ao certame de 2015:
Verifique os conteúdos programáticos do concurso dos Correios de 2017
O edital do concurso anterior não chegou a ser divulgado oficialmente. Ainda assim, fontes dos Correios sinalizaram que as disciplinas cobradas nas provas seriam Língua Portuguesa, Informática, Legislação Aplicada aos Correios e Conhecimentos Gerais.
Se você pretende realizar o exame, saiba que os conteúdos programáticos passaram por uma pequena mudança: a prova de Conhecimentos Gerais deu lugar à de Raciocínio Lógico e Matemático. O resto permaneceu igual.
Leia cuidadosamente os temas que serão cobrados e busque material para estudá-los. Como veremos mais adiante, também haverá a avaliação de conhecimentos específicos, conforme a carreira pretendida.
Revise provas anteriores da banca que fará o concurso dos Correios de 2017
Toda banca tem um estilo particular de prova. Para saber como passar no concurso dos Correios , é fundamental conhecer as avaliações da instituição em questão.
A responsável pelo certame de 2015 era a CESPE/UnB, conhecida por suas questões complexas, que cobram detalhes. Já o encarregado do concurso de 2017 é o Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES), que cujas provas têm características diferentes.
As questões de português do IADES, por exemplo, são conhecidas por seus textos-base longos, com muita gramática “pura”, como uso da crase, períodos simples e compostos.
As questões de informática, por outro lado, tendem a ser mais simples. Os assuntos que mais caem são o uso do pacote Office e do sistema operacional Windows.
Uma das melhores atitudes para passar no concurso dos Correios é procurar certames anteriores, também elaborados pelo IADES. Assim, você chega na prova sabendo como ela será.
Não se esqueça de que a prova exigirá muita análise e valorização da capacidade de raciocínio. Foi-se o tempo em que decorar era suficiente para passar em concursos!
Verifique o formato do concurso dos Correios de 2017
Uma das informações incluídas no edital do concurso é o formato das provas, o modo de pontuação e o mínimo a ser atingido para ser habilitado para a posse.
A avaliação será totalmente de múltipla escolha, com 5 alternativas por questão. Os candidatos responderão a 50 perguntas, distribuídas da seguinte forma:

Língua portuguesa: 8 questões de peso 1
Raciocínio lógico e matemático: 4 questões de peso 1
Noções de informática: 4 questões de peso 1
Legislação aplicada aos Correios: 4 questões de peso 1
Conhecimentos específicos : 30 questões de peso 2.

A pontuação máxima possível é de 80 pontos. O candidato é considerado aprovado quando obtiver 50% de acertos, ou seja, 40 pontos. Quanto mais acertos, melhores as chances de ser chamado!
Revise as matérias específicas da sua carreira no edital do concurso
Alguns candidatos pecam por não se dedicar aos conteúdos específicos da sua vaga. Nada mais equivocado: as questões de conhecimentos específicos são a maior parte da prova, e têm o dobro do peso dos conhecimentos gerais!
A recomendação é a mesma: revise esses conteúdos, usando provas anteriores da mesma banca (IADES) para conhecer o estilo de cobrança da instituição. No caso do concurso dos Correios de 2017, quase todas as carreiras exigem conhecimentos em segurança do trabalho, devido às atribuições dos cargos.
Confira os requisitos que o concurso dos Correios estabelece para cada carreira
O concurso dos Correios de 2017 oferece vagas de diferentes níveis. Assim, é importante ficar atento aos documentos necessários para tomar posse. Comece a organizá-los já para não perder sua vaga!
Por exemplo: enquanto que, para o cargo auxiliar de enfermagem do trabalho júnior basta apresentar um certificado de conclusão do ensino médio e de curso técnico na área, os aprovados para os cargos de medicina devem apresentar diploma de médico e de especialização em medicina do trabalho. Providencie, também, certificados de quitação das comprovações eleitorais e do serviço militar, no caso dos homens.
Faltam poucos dias. Não espere mais. Os melhores cursos online para o Concurso dos Correios você encontra aqui .


INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS
 
Acompanhe em nosso blog tudo sobre o Concurso dos Correios e muito mais notícias.
O post Como passar no concurso dos Correios? O guia definitivo apareceu primeiro em Blog Aprova .

Coloque seu e-mail abaixo e receba novas vagas.Saia na frente do seu concorrente e garanta seu emprego.Não se esqueça de confirma a inscrição em seu email para receber as novas vagas de emprego

Venha nos seguir nas redes sociais






Oportunidade de renda extra

Coloque seu e-mail abaixo e receba novas vagas.Saia na frente do seu concorrente e garanta seu emprego.